Cada um enxerga o que quer

Mais um clássico se passou e definiu o Campeão Mineiro de 2013. Vitória do Cruzeiro, que na minha opinião teve grande serventia para nós. Não digo o mesmo para o outro lado. O cruzeirense se encheu de orgulho com a derrota no campeonato, por jogar com raça, como nós fizemos por muito tempo.


Digo que para nós foi "bom" para acordarmos e saber que na Libertadores não podemos entrar tão apáticos em uma partida decisiva, podendo colocar todo o trabalho por água abaixo. O Galo entrou frio e desinteressado, contra a previsível pressão do Cruzeiro. Na primeira etapa, absolutamente nada funcionava. Bernard muito mal, não conseguia sequer dominar a bola com a sua exímia qualidade característica, Jô não ganhava as divididas , e Ronaldinho muito bem marcado não apareceu. Do quarteto, Tardelli se mostrou o melhor. Quando o vejo jogar, me sinto muito bem representado. É como se fosse um de nós, que sua sangue para defender o manto. Mas não foi suficiente.

Dois pênaltis claros e incontestáveis, não de que se reclamar. Dois pontos fracos nesse jogo em especial. Dagoberto, que está jogando muito bem, era combatido ( pelo menos na teoria ) por Gilberto Silva, que ao contrario do que eu imaginava vem jogando muito bem esse ano, porém sua velocidade deixa muito a desejar e, contra um jogador tão veloz, acabou fazendo o pênalti. No segundo lance, uma lambança de Richarlyson. Lampejos de maluco que lhes são cateterísticos. Depois disso, graças a Deus veio o intervalo.



Confiança essa que me permitiu ficar tranquilo diante do placar desfavorável de 2x0. Mais um gol era suficiente para passarmos vergonha, porém eu estava tranquilo.

O time voltou melhor. Longe de ser o verdadeiro Galo dessa temporada, mas voltou melhor. Nessa hora que sempre aparece aquela pedra no sapato. Aquele que por muitas e muitas vezes salvou o Cruzeiro do fracasso, da degola. Fábio foi o melhor em campo. Nas vezes que o Atlético chegou com eficiência operou verdadeiros milagres. Réver e Marcos Rocha que o digam.



Luan Maluco entrou para resolver. Numa falha bisonha do Egídio. Gol de Ronaldinho, o craque, que só apareceu para selar o nosso título.

Por outro lado, esse jogo foi bom para ludibriar a torcida cruzeirense, que se encheu de esperança e vaidade e acha que tem o melhor time do Brasil. Ontem, apesar de toda a rivalidade, achei a explicação que o Kalil usou totalmente correta: "O Cruzeiro jogou a vida nessa final, para o Galo, foi a competição menos importante do ano." E, por mais que os cruzeirenses queiram discordar, contradizer, espernear e chorar, até eles sabem que essa é a realidade

Sobre a "Linda festa no estádio mesmo com derrota", "Fechado com o Cruzeiro" e etc, só digo uma coisa. Torcida em Minas Gerais não se discute e isso esta mais do que provado. Ja demos demonstrações muito maiores diante de decepções muito maiores.

Como procuro ser sensato, não desmereço o time do Cruzeiro. É sim um bom time, com um bom técnico, que provavelmente ainda vai melhorar bastante mas ainda falta muito arroz e feijão e bola para chegar no nosso nível.

Então é isso, enquanto vocês comemoram a raça, eu comemoro a taça!


Murilo Andrade





Uma nova unanimidade, uma nova era...


Bayern comemoração Barcelona final Liga (Foto: Reuters)

O jogo de hoje, da charmosa Uefa Champions League foi capaz de escancarar o que já se desenhava ha algum tempo: a supremacia catalã diante dos demais sucumbiu diante de uma equipe avassaladora, que preservou o jogo de altíssimo nível, intenso, sem fazer com que o jogo ficasse chato, em nenhum instante.


Muito fácil é criticar o time que há pouco tempo atrás era uma unanimidade para os admiradores do futebol mundial apontando simplesmente os defeitos e os pontos fracos, sem exaltar o domínio que o Barcelona cultivou sobre os demais adversários europeus nos últimos anos. Apesar de concordar que o time já não é mais o mesmo de outrora, prefiro atribuir esse novo cenário, além das ausências de Messi e Guardiola, à qualidade do Bayern de Munique.

O Time alemão tem sido uma constante nas finais das ultimas edições do torneio (3 das ultimas 4), sempre batendo na trave. Julgo de maneira brilhante, a forma como o Bayern assimilou suas derrotas e como soube tirar proveito disso. Provou que quando o título não vem, o melhor a se fazer é dar continuidade ao trabalho, aperfeiçoando os pontos fracos, até fazer com que estes sejam quase invisíveis aos olhos de seus oponentes, como foi até aqui nesta temporada.

Jogando pelos flancos, Robben e Ribery são dois monstros dificilmente parados pelos zagueiros. Tomas Müller vem se mostrando um gigante, atacante que faz muitos gols, participa com assistências, ajuda a defesa e participa do jogo o tempo inteiro. Dante, é um zagueiro que superou a desconfiança e hoje é visto como um dos melhores da Europa. Schweinsteiger é um MONSTRO. Neuer, Lahm, Javi Martinez, etc e etc. O Time é uma seleção de excelentes jogadores que cumprem com uma disciplina exemplar sua função tática dentro de campo, preenchendo os espaços, envolvendo adversários do mais alto escalão. Enfim, o Bayern hoje consegue aliar beleza e eficiência. Não se caracteriza como uma equipe que retém o jogo com a posse de bola e estou cada vez mais encantado com a nova potência européia.

Para o Barcelona, resta encontrar uma fórmula para recomeçar, para voltar a ser um time com brio, com gana e vontade de massacrar quem viesse à frente. Com certeza teremos uma janela de transferências bem movimentada no final da temporada.

Outra vitória, essa que me deixa muito feliz, foi a da torcida alemã. Principalmente aqui no Brasil, muito ouvimos falar da educação de nossos torcedores no estádio. A torcida alemã em geral, principalmente das duas equipes que disputarão a final, devem servir como um grande exemplo para torcidas Brasileiras.

Claro que prezo pela educação nos estádios, mas 95 mil pessoas que só aplaudem e comemoram gol para mim não podem ser consideradas uma torcida, mas sim uma platéia. É assim que vejo a "torcida" dos grandes clubes europeus, exceto na Alemanha onde os apaixonados ainda empurram o time durante toda a partida. Está inato aos torcedores Bávaros sua paixão exacerbada assim como a nossa . E hoje no Camp Nou os pouco mais de 5 mil torcedores calaram 95 mil catalães.

Viva o futebol, viva o jogo bonito, viva a torcida, viva uma nova era...


Murilo Andrade

Ronaldinho, Clássico e 2013

  Depois de tempos difíceis, parece que as coisas vão voltando ao seu verdadeiro lugar. A poeira vai baixando e os reflexos de péssimas gestões no clube vão ficando pra trás, e o Galo vai deixando de ser apenas um time simpático, lembrando somente pela paixão de sua fanática torcida para fincar sua bandeira novamente entre os grandes clubes do país, que brigam por títulos nacionais e internacionais.

Embalados pela renovação do maestro, vamos com garra, sangue nos olhos para trucidar o time do outro lado da lagoa. Vamos devolver com sobras aquele último jogo de 2011, que não consigo acreditar até hoje como uma oportunidade tão excepcional foi desperdiçada: rebaixar o nosso rival.

Ronaldinho quer muito, a torcida muito mais. Espero que esse seja o nosso melhor jogo no ano, para fecharmos com chave de ouro a temporada, para já pensar com tranquilidade a temporada 2013.



    Contratações, que sejam grandes. Condizentes com o que almejamos em 2013. Deixamos de pensar em Marquinhos Cambalhota, Márcio Mexerica e cia para especular Robinho, Nenê e tantos outros vencedores, que podem chegar para vestir a camisa.

Sobre o que já temos, devemos dar continuidade. O time ganhou corpo, passou a ser temido. Não há porque jogar isso fora. Mesmo contestado, Richarlyson é uma peça importante. Já o critiquei várias vezes por seus passes para trás, seu jogo defensivo mas é um jogador polivalente, muito útil ao Galo.

Por fim, como já venho ressaltando em meus textos por aqui, espero um 2013 brilhante do Glorioso. Que o Galo se reencontre com o bom futebol e as vitórias de 2012 para conquistarmos títulos importantes. Estou realmente muito feliz com toda essa evolução, com a renovação de Ronaldinho e tranquilo quanto ao trabalho da diretoria como nunca havia ficado enquanto atleticano, ou seja, desde que nasci.


À massa
MuriloAndrade

Renova R49...Até que ponto vale a pena ?



Um jogador muito acima da média, um gênio, maestro. Varias definições no superlativo definem Ronaldinho Gaúcho na minha opinião.

Como ja disse anteriormente, ao lado do fenômeno, são os dois jogadores que mais jogaram futebol na minha opinião. E nas reviravoltas que o mundo da bola proporciona, o jogador que eu mais admiro, veio jogar pelo meu time do coração.

No ato de sua contratação, não só eu mais muitos atleticanos desacreditavam em boas atuações pelo Galo. Muitos o atribuíam às baladas de Belo Horizonte, atestando que se tratava de um ex-jogador em atividade.

Eu confesso que fiquei com um pé atrás. Talvez até os dois. Chamando o Kalil de doido, afinal como alguém apostaria em um jogador que ultimamente estivera recebendo muito mais destaque pelo que lhe ocorria fora de campo ? Mas bem ao seu estilo, nosso mandatário assumiu os riscos e deu à Ronaldinho a possibilidade de se reerguer na carreira.

A partir daí, só me restava torcer para o gênio reencontrar sua melhor fase. E a cada jogo que passava, o R49 se mostrava mais confiante e solto dentro de campo até se tornar uma peça fundamental no elenco do Galo.

Que o ser humano Ronaldo reconheça o bem que o Galo
lhe fez.
Agora, seu contrato está prestes a se encerrar e há vários movimento pró Ronaldinho, para que o carque siga no Galo em 2013.

Tenho absoluta certeza que Ronaldinho poderá ser uma peça importantíssima para 2013, porém, acho que essa questão deve ser tratada com muito cuidado. Quando há uma grande disparidade entre o salário de um jogador em relação aos demais, criam se situações desconfortáveis com o passar do tempo. Enquanto o time está bem não, mas quando começam as dificuldades, a responsabilidade em cima dele será absurda, como aconteceu no Flamengo.

O Assis, irmão e empresário dele, gosta muito de dinheiro e com certeza isso vai pesar muito na decisão de seu futuro. Acho que o Atlético deve sim desembolsar uma quantia maior para contar com ele, mas ao mesmo tempo ser moderado, sem gastos estratosféricos. Apesar de Ronaldinho ser um excelente jogador, é apenas um dos grandes que passaram por aqui. Torço para que o ser humano reconheça o bem que o Galo lhe fez e continue conosco, mas se quiser ir embora por mais dinheiro, que fique a vontade já que minhas recordações de suas atuações permanecerão comigo eternamente. É totalmente possível montar um time campeão sem ele. Afinal o Clube Atlético Mineiro é muito maior do que tudo isso.


Murilo Andrade







Um campeonato acima da média

Por Murilo Andrade

O Campeonato Brasileiro de 2012, ao contrário das ultimas edições, já tem um desenho de como será o seu final, mesmo faltando 5 rodadas ou 15 pontos, que em condições normais, é uma quantia de pontos que poderia modificar bastante a organização final de um campeonato que costuma ser tão disputado.

A diferença de pontos nas brigas por Libertadores, Título e Rebaixamento é muito grande, o que acaba sendo "ruim" para a competição.

Para mim, o título já tem dono, e ,apesar de todas as acusações, acho que a taça ficará em boas mãos, já que o Fluminense tem um excelente time, e acima de tudo, um ótimo elenco.

O time das laranjeiras será premiado por sua regularidade. Em muitas oportunidades jogou pior do que o adversário mas teve a frieza para esperar o melhor momento e decidir as partidas e conquistar os pontos que o colocaram com tamanha tranquilidade a frente do campeonato.

Foi um time que não vacilou, não perdeu pontos idiotas como o Galo, que empatou com Bahia e Ponte Preta e Flamengo em pleno Independência. Esses foram os que me vieram a cabeça, mas tem mais.

Acho essa reclamação em relação a arbitragem válida, porém, odeio que isso vire um motivo para tanta discussão e choro. Como eu disse, o Flu tem um excelente time, mas vai ficar com uma mancha no título por erros grotescos de arbitragem. Mas as oportunidades sempre estiveram aí. Atlético e Grêmio não se mantiveram regulares, perderam ou empataram jogos fáceis e estão pagando pelo erro nesta reta final.

Nas edições anteriores, os campeões eram inferiores à Galo e Grêmio no aspecto da pontuação. Como mostra a imagem abaixo, retirada do GloboEsporte.com :




Portanto, o tricolor Gaúcho e o Glorioso não devem abaixar a cabeça, mas sim dar valor ao trabalho que foi realizado e planejar um temporada melhor em 2013. Para isso, insisto na história da continuidade. Um time se torna campeão não só com bons jogadores, mas com entrosamento, continuidade, e isso não sou eu que falo, isso é um fato comprovado pelo futebol no mundo inteiro. Resta agora realizar as contratações necessárias, manter uma base e esperar um ano melhor na próxima temporada.

A conta, por favor !

O Maestro Alvinegro em ação. Torcemos por sua renovação

É com grande orgulho que escolho cuidadosamente cada palavra deste artigo, para descrever a sensacional temporada do Glorioso, o Clube Atlético Mineiro, o mais lindo do mundo.

 O time realmente pecou algumas vezes durante o ano, mas diferentemente dos anos anteriores, preferiu não se desesperar nestas situações mas sim tomar como lição, para corrigir e aprimorar os principais pontos fracos, fazendo com que o time ficasse cada vez mais forte e encorpado.

 Muita coisa mudou este ano. A começar pela "cabeça" da diretoria alvinegra, que depois de um mandato inteiro renegociando e equacionando dívidas, decidiu se dedicar como nunca ao departamento de futebol.

 A postura de contratações adotadas para 2012 segue uma linha que é grande característica de todos os clubes do mundo que almejam grandes conquistas: a continuidade, a sequência. O Atlético reconheceu que terminou com um bom time em 2011 e realizou as chamadas contratações pontuais.

Leandro Donizete, Danilinho, Jô, Vitor e, principalmente, Ronaldinho Gaúcho se encaixaram como uma luva no time do Galo. Tanto que todos os citados chegaram como titulares. Até Danilinho, contestado por muitos, durante muito tempo teve uma função tática importantíssima para o time armado por Cuca, correndo muito para auxiliar na cobertura das subidas ao ataque de Marcos Rocha. Sobre o goleiro, a massa precisava de um ídolo, alguém com história para vestir a camisa 1, que desde Diego Alves, nunca mais foi fora um motivo de tranquilidade da massa.

 Leandro Donizete, que inclusive eu havia cornetado sua contratação, corre como um leão ao lado de Pierre e ainda sobe com qualidade para apoiar e chutar a gol. Jô surpreendeu a todos. Após uma saída conturbada do Internacional, poucos acreditavam na sua eficiência. Mas o camisa 32 não se mostrou incomodado e desde sua estréia vem realizando boas partidas, mas ainda acho que não é o centro-avante ideal para a grande temporada que nos espera em 2013.

 Agora escrevo um novo parágrafo, para me referir ao melhor jogador que ja vi em ação. Sim, o melhor. Messi ? Cristiano Ronaldo ? Muito bons, muito. Mas fazem o que lhes é viável. Ronaldinho não, este sim, faz o improvável, o inexplicável, as jogadas que ninguém espera. Agradeço ao meu pai, à Deus e ao Sr. Alexandre Kalil, por terem me deixado ver Ronaldinho "Galúcho" com o manto sagrado. Na sua contratação, a maior parte das torcidas brasileiras o repudiavam, e não queriam contar com o craque no time. Porém, Alexandre Kalil foi como de costume contra tudo e contra todos, e bancou a contratação do R49.

Ronaldinho no Galo, se mostrou um líder dentro e fora de campo. Teve atuações que, com certeza, estão entre as melhores de sua gloriosa carreira. A partida contra o Fluminense, contra o Figueirense, e tantas outras em que este gênio foi decisivo. Só nos resta esperar que possamos contar com seu futebol em 2013.

 Enfim, visto nosso passado recente, me encho de orgulho com a temporada do Galo, mesmo que o título não venha, estou muito satisfeito com a garra e com a técnica que tivemos ao longo de 2012. Que a diretoria saiba conduzir muito bem as contratações, para que tenhamos um 2013 ainda melhor.


À Massa...
Murilo Andrade